terça-feira, 29 de março de 2011

Por que Educação do Campo?

Durante toda a minha vida morei na zona rural da cidade de Gravataí, em um lugar próximo a duas escolas públicas. Estudei as séries iniciais em uma delas, aonde os alunos vinham de comunidades carentes ou de regiões muito afastadas, alguns moravam encima do morro. Durante todos os anos da minha vida percebi certa dificuldade na adaptação de professores vindos de outras regiões para aquelas escolas.
            Ao me formar no Ensino Médio já estava decidida que eu seria professora, mas ainda não sabia o que deveria cursar para estar preparada para trabalhar com crianças como as da escola próxima de minha casa. Meu pai dizia que eu deveria fazer Pedagogia, mas eu ainda não sabia se era o curso que eu me identificaria, resolvi então fazer o Magistério, onde me encantei.
Ainda assim vi que o que me ensinavam não bastava para o que eu realmente queria saber. Quando eu soube do Curso de Educação do Campo, me senti muito entusiasmada, pois o nome já dizia tudo... Era o curso perfeito para mim e no dia que iniciei tive essa certeza.
            Sei que o curso vai me ser muito importante, pois pretendo trabalhar em escolas de mesma realidade que as da minha região, de famílias humildes e pessoas do campo. Tenho uma expectativa muito grande com o curso, espero que eu adquira muitos conhecimentos e possa usá-los de forma muito proveitosa.
            Pretendo daqui a alguns anos já estar fazendo a diferença como profissional da educação do campo, quero ser uma professora apaixonada e dedicada. E não quero parar por aí... Pretendo depois fazer uma especialização e divulgar esse curso para outras pessoas, pois precisamos de novos professores preparados.
Estou e vou continuar fazendo de tudo para que daqui a alguns anos eu já esteja formada nesse curso, quero aproveitar todas as oportunidades que ele me der, pretendo sempre estar em dia com as atividades e se for necessário pedirei ajuda para colegas e professores, mas nunca vou desistir.

Um comentário:

  1. Que teu entusiasmo e o brilho no teu olho ao falar da profissão que escolheste nunca se apague.
    Tenho certeza que será uma professora que faz a diferença!
    Parabéns!
    Bjos

    ResponderExcluir